Nós somos a Ecocarvão

A ECOCARVÃO é uma empresa produtora de energia renovável de biomassa florestal, criada em 2015, em Curvelo, Minas Gerais como uma start-up, pesquisadora e desenvolvedora de tecnologias de carbonização.

A motivação para a criação da start-up foi o desenvolvimento de uma tecnologia de carbonização de alta performance que competisse em termos de custo e produtividade com fornos circulares e retangulares de médio porte.

Mas era necessário adicionar um diferencial: a tecnologia deveria oferecer a possibilidade de recuperar os gases produzidos durante o processo de carbonização, para fins de produção do bio-óleo e ácido pirolenhoso, transformando a fumaça em dinheiro!

A adequação às normas ambientais, especialmente as relacionadas à redução de emissões de gás metano e de particulados, também motivou a criação e desenvolvimento de uma tecnologia que atingisse alto rendimento gravimétrico e sequestro das fumaças resultantes do processo.

Em 2018, a ECOCARVÃO escalou, ao construir uma planta industrial na Zona da Mata de Minas Gerais, utilizando tecnologia exclusiva, o Sistema Veredas de produção de carvão vegetal e bio-óleo.

A planta, hoje, operando com dois sistemas, num total de 32 fornos, produz 1000 toneladas por mês de carvão vegetal e atende exclusivamente a siderúrgica líder mundial na produção de aço longos.

Em apenas três anos, a ECOCARVÃO tornou-se uma empresa altamente comprometida com resultados para clientes e investidores, saúde e segurança do trabalho, meio ambiente e relações com as comunidades.

São diretores da empresa os engenheiros, Dr. Tulio Jardim Raad e Msc. Alysson Moreira Alves.